Quem busca sobre a tradição gnóstica em português muitas vezes se depara com inumeras obras de autores de qualidade extremamente duvidosa e questionável se dizendo como "gnósticos". Porém não deve o buscador confundir a Gnosis de Jesus, e o gnosticismo dos séculos 1 a.C até 4 d.C (sethianos, valentinianos, Nag Hammadi, etc) com deturpações modernas.
No intuito de facilitar para quem não lê em inglês, criei essa lista de obras em português cuja qualidade gnóstica é mais confiável, assim não perde-se tempo tentando filtrar.
Algumas dessas obras são mais acessíveis à leitura, outras são de qualidade acadêmica, outras são apenas traduções. De toda forma, para aquele que busca a Gnosis e quer conhece-la em suas origens, deixo minha lista.
------- Aproveite também para acompanhar meu trabalho no YouTube, com playlists dedicadas ao estudo do gnosticismo https://www.youtube.com/c/VivekaAlaya/playlists
Livros Indicados sobre Gnosticismo e Evangelhos Apócrifos - Gnosis Cristã.
1. Os Evangelhos Gnósticos – Elaine Pagels – Ed. Objetiva/ Cultrix
- Uma das melhores introduções a temática!
2 - A GNOSIS DE JOÃO - O Apócrifo, o Hino e a Cruz de Luz - Alberto Brum e Alaya Dullius - Ed. Garbha-Lux (www.garbhalux.org.br)
5. A gnosis viva do Cristianismo Primivito – G. R. S. Mead (Se acharem usado, está esgotado. Talvez a editora Garbha-Lux faça uma reedição aumentada e melhorada no futuro)
- Contém alguns dos apócrifos gnósticos em uma tradução razoável, algumas introduções e trechos da patrística sobre os gnósticos.
Em Edessa, capital do reino de Osrhoene (hoje a cidade Sanliurfa, no sudoeste da Turquia), o gnosticismo de Tomé e Bardesanes esteve presente em uma escola que deu origem à tradição do profeta Mani.
Este livro é o resultado de estudos realizados por longos anos e apresenta o filósofo estoico e o gnóstico “herético” Bardesanes (séc. II e III d.C.) e sua relação com a gnosis de Tomé, Hermógenes e Axionicus. Também mostra o vínculo dele com as Odes de Salomão, a astronomia estoica e babilônica e o santuário da deusa Atargatis (Hierápolis).
Bardesanes foi ligado à tradição filosófica cristã (Taciano e Clemente de Alexandria), ao platonismo, ao estoicismo e ao gnosticismo ophita da escola de Valentino. Editou hinos gnósticos presentes nos Atos de Tomé, e o Livro das Leis das Nações dá uma visão da sua filosofia.
Após um extenso e original estudo sobre Bardesanes, o livro inclui a tradução e comentários de G.R.S. Mead ao Hino da Veste de Glória e à Canção Nupcial da Sabedoria.
19. GNOSIS E APOKALYPSIS DE TIAGO - Editora Garbha-Lux https://www.garbhalux.org.br/produto/gnosis-e-apokalypsis-de-tiago/
O nazareno Yacob, o filho de José (Jeoshua) e discípulo de Jesus, é o foco desta reflexão-pesquisa, que se associa aos livros A Gnosis de João e Bardesanes e os Hinos de Tomé. A Gnosis (Sabedoria) e os Apokalypsis (Revelação) são o centro da abordagem.
Este estudo apresenta o Tiago gnóstico que está presente nos textos encontrados na Biblioteca de Nag Hammadi no Egito (1945) – o Apócrifo e os dois Apocalipses. Inclui a relação da Epístola com a filosofia estoica, com a Torah e a presença de um tom ebionita (a ênfase na pobreza espiritual).
É enfatizado o elo de Tiago com Cerinto, um nazareno judeu-cristão que influenciou os primitivos ebionitas. Há destaque ao Livro de Elxai (usado pelos mandeanos) e aos nazareno-ebionitas, incluindo as ideias do inglês G.R.S. Mead sobre Cerinto, e aos cristãos nazarenos-ebionitas.
O livro inclui a introdução, tradução e comentários ao Apócrifo e os Apocalipses de Tiago, uma análise do Protoevangelho de Tiago e um exame da tradição dos apocalipses (judaicos, entre os essênios de Qumran e no gnosticismo).
20 - EVANGELHO DE FELIPE -
22 - EVANGELHOS APÓCRIFOS - Gregos e Latinos - Tradução Frederico Lourenço - Companhia das Letras - (contém o Evangelho de Maria inteiro - é curto. Quanto aos outros traduzidos, não são da lista de apócrifos gnósticos, são evangelhos extracanônicos e pseudoepígrafos, mas não é uma publicação que trouxe conteúdos gnósticos.)
23 - O DEUS EXILADO - Marilia Fiorillo - Ed Civilização Brasileira, 2008
Que ótimas dicas. É bom a gente já ter umas boas indicações pra não perder tempo. Grata.
ResponderExcluirO ANEL CONSAGRDO DE SALOMÃO ~LIVRO GNÓSTICO
ResponderExcluiresse pistis sophia raul branco é otimo bem como o da rosa cruz ja o do samael é totalmente sem nexo.... ei eu hei um blog tambem: innerdivineconexion.blogspot.com
ResponderExcluirMuito útil sua lista, Aláya!
ResponderExcluirEscrevi o "As Doutrinas de Nag Hammadi" - Aleph K. Wagner. Há uma versão não corrigida em diversas lojas. Se puderes ler e indicar...
ResponderExcluirOlá Aleph, não conhecia seu livro, que legal saber que há mais trabalhos nessa área. Fiquei interessada, obrigada pela sugestão e pelo trabalho
ExcluirAgradeço a todos ótima lista.
ResponderExcluirjmaurí
obrigada
ExcluirAlana, os comentários de Raul Branco são os de um teosofo: tudo de Pistis Sophia ele explica recorrendo a teosofia. Ele faz afirmações em seus comentários que um estudioso sério não faria - mas um crente teosofo sim. Veja o rigor dos comentários de Blavastki e Leadbeater, no mesmo livro, comparado com as afirmações forçadas de Branco, que desse modo tira qualquer originalidade que Pistis Sophia possa ter, já que na visão de Branco é uma derivação do doutrina secreta
ResponderExcluirPra ser sincera, eu tendo a ignorar um pouco os comentários do Raul. Mas a tradução está honesta e completa. Das que existem em português até agora penso que é a melhor. Existem algumas MUITO ruins
ExcluirAlaya, o corretor trocou seu nome para Alana
ResponderExcluirGrata
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho Alaga
ResponderExcluirEu mesmo sou muito grato a vc por isso.
Vc me ajuda muito !
Obrigado
Que lista maravilhosa Alaya!, muito obrigado, só gratidão pelo seu trabalho...
ResponderExcluirBibliografia excelente. Se alguém tiver o livro O Evangelho de Tomé e as sentenças ocultas de Jesus de Marvin Meyer em português com interpretações de Harold Bloom eu preciso comprá-lo para estudo Obrigada.
ResponderExcluirA Gnosis viva do Cristianismo primitivo, de G. R. S Mead. Vamos torcer bastante para a editora Garbha-Lux reedita-lo. Sucesso!
ResponderExcluir