domingo, 31 de janeiro de 2021

Ave Maria versão gnóstica - a Virgem de Luz.

 Ave Maria revisitada:



Em alguns de meus vídeos, como esse sobre a 2ª Hipóstase (Barbelo) na Cosmogonia gnóstica https://youtu.be/IACYPApyGOk eu apresento como alguns textos gnósticos (apócrifos de Nag Hammadi) descrevem a Díada, esse segundo princípio, como um "Utero Universal" um "Espirito Virgem" uma "Mãe Eterna". Ela é a Imagem do Pai, a Imagem do Uno, do Inefável. Ela contém em si todas as coisas, e é dela que surge o raio de luz que chamamos Christos (não confundir com o homem Jesus).
Christos é a luz que vem ao mundo e permeia toda a manifestação com essa "Luz da Pronoia, sua mãe". Em outra obra gnóstica, Pistis Sophia, há a imagem da Virgem de Luz, relacionada com a entrada nos Mistérios Maiores, e com a Sophia em seu estado de Sabedoria Plena.
Eu tenho o maior respeito pela figura de Maria, mãe de Jesus, e não tenho dúvidas que foi uma mulher santa e dedicada à busca da Luz e da Sabedoria -- Mas como deixo claro em meus vídeos, penso que temos que deixar de confundir Jesus, o Mestre, com Cristo, o princípio Metafísico da Cosmogonia Gnóstica. Eles se relacionam, mas não são a mesma coisa.
Portanto a "virgem" que dá luz ao "cristo" que falamos, não é a Mãe física do grande instrutor Jesus, mas a Virgem de Luz gnóstica, e o Cristo "cósmico".
Assim, ao ser apresentada a uma versão de Ave Maria reescrita pelo autor gnóstico Stephan Hoeller (agradeço ao amigo Vinicius), eu fiquei tentada a fazer minha versão também, e adaptei a versão de Hoeller como achei mais coerente ao meu ponto de vista.
Deixando claro que é apenas uma brincadeira que decidi partilhar aqui a titulo de curiosidade. O que acham?

"Ave Pronoia cheia de luz, O Cristo é convosco,
Bendita sois vós dentre todos os aeons,
E bendito é o libertador da vossa luz, Cristo-Logos.
Santa Barbelo, Mãe de todos as Luzes
Rogai à Epinoia da Luz que habita em nós
Agora e Sempre Amém"


Alaya Dullius
Acompanhem as playlists do meu canal para mais temas relacionados ao cristianismo gnóstico https://www.youtube.com/c/VivekaAlaya/playlists

5 comentários:

  1. Interessante esta sua versão, Alaya, é coerente com o que você defende e ensina. A título de curiosidade, você também teria uma versão do Pai Nosso revisitado?

    ResponderExcluir
  2. Se eu ignorasse o contexto, provavelmente diria...
    pela sabedoria de Hermes
    pela curiosidade de Mercúrio,
    que seriam estas línguas estranhas?

    o interessante é que isto me fez perceber que sob a luz do verdadeiro entendimento e discernimento muitos dos escritos deixado por nossos ''pais'' podem e arrisco dizer, que devem ser revisitados, e onde o intelecto não puder alcançar, salva nos a Arte...

    ResponderExcluir
  3. Alaya querida, vc mencionou ser uma "brincadeira" mas não percebi assim,a sua versão se aproxima muito mais da LUZ que essa grande mãe coletiva representa do que a versão nos definindo como "grandes pecadores"(sim, o somos enquanto nos negarmos a representar essa Luz como "pagamento" à VIDA que recebemos), e muitos rezam em repetição por medo de não ganharem, ao morrer, o céu prometido aos diletos eleitos, sendo estes quer rezam, mais especiais do que os "outros" que não rezam assim. Enfim,agora de volta a realidade do plano terreno, ha,ha, citando aqui o nosso amado Machado De Assis: Que D'eus,essa imensa LUZ, nos livre de uma idéia fixa! Sigamos!! 😉☯️📚

    ResponderExcluir
  4. Brinque mais. Suas brincadeiras nos edificam.

    ResponderExcluir