terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Carta de 1900 do Mahatma K.H para Besant - o que significou?

As partes em negrito são as que aparecem CENSURADAS na edição brasileira dessa carta. Foram convenientemente retiradas da publicação para não suscitarem questionamentos. Mas em inglês temos acessoa à carta na íntegra. Esta carta foi publicada na íntegra pela primeira vez em 1987 pela Sociedade Teosófica Eclética. A versão menor dela aparece nas "Cartas dos Mestres de Sabedoria", edição de Jinarajadasa.

Se consideramos a seriedade de seu conteúdo, nos perguntamos porque nunca foi dada atenção a esta carta. Sua publicação não parece politicamente interessante quando nos damos conta que o conteúdo demonstra que o que foi feito a partir de 1900 com a Sociedade Teosófica foi justamente o que o Mahatma tentou evitar e alertar ao fazer este último contato.

Além dos preciosos ensinamentos esotéricos, as cartas dos Mahatmas sempre foram muito úteis para nos ajudar a entender a forma de atuação dos Mestres, a realidade do discipulado, e como realmente as coisas funcionam quando se fala em senda espiritual. Ensinamentos morais, exemplos de vída, críticas duras, tudo isso podemos aproveitar em nossa própria busca. Rever os erros do passado é aprender a discernir também. O bom teósofo é, acima de qualquer associação mundana com instituições, um buscador da Verdade!

Então o que esta carta pode nos ensinar? Deixo-a aqui na íntegra e teço alguns comentários posteriormente.
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“Um psíquico e um pranayamista que tornou-se confuso pelas fantasias dos membros. A S. T. e seus membros estão lentamente manufaturando um CREDO. Diz um provérbio Tibetano: ‘credulidade gera CREDULIDADE e termina em HIPOCRISIA’. Quão POUCOS são aqueles que podem SABER qualquer coisa a respeito de nós.

Devemos nós tornarmo-nos ídolos? Deve o culto à nova trindade, constituída do abençoado M., Upasika e você mesma, tomar lugar como um novo credo? Nós pedimos que vocês NÃO CULTUEM A NÒS. O discípulo não deve de maneira alguma ser amarrado. Cuidado para não criar um ‘PAPISMO’ esotérico.

O intenso desejo de alguns em ver Upasika (HPB) reencarnada logo criou uma ideação Mayávica ( ilusão) deturpadora. Upasika tem trabalho útil a fazer nos planos superiores e não pode retornar tão breve. A S. T. deve ser seguramente introduzida no novo século. ...

Já há algum tempo você está sob a influência de ilusões. Você demonstrou orgulho, vaidade e amor por poder. Não se deixe guiar pelas emoções, aprenda a permanecer por si mesma. Seja acurada e crítica, não seja crédula. Os erros cometidos no passado pelas velhas religiões não devem ser encobertos por explicações imaginárias.

A Seção Esotérica deve ser reformada, deve tornar-se não sectária e libertar-se da crendice. As regras devem ser simples e aceitáveis. Ninguém tem o direito de reivindicar autoridade sobre um pupilo ou sua consciência. Não pergunte no que ele acredita. Todos que são sinceros e de mentes puras devem ser admitidos.

A crista da onda de avanço intelectual deve ser segurada e guiada para a Espiritualidade. Ela não pode ser forçada para crenças o adorações emocionais

A essência dos pensamentos elevados dos membros na sua coletividade deve guiar toda a ação na S. T. Nós nunca tentamos sujeitar a vontade de outro à nossa. Em períodos favoráveis nós liberamos influências elevadas que afetam as pessoas de diferentes maneiras.

É o aspecto coletivo de muitos pensamentos como esses que pode dar a correta nota de ação. Nós não fazemos favores. O melhor corretivo do erro é um exame honesto e com mente aberta de todos os fatos objetivos e subjetivos

Segredos desorientadores deram o sopro da morte a inúmeras organizações.

O falatório acerca dos "Mestres" necessita ser silenciosa mas firmemente eliminado. Que a devoção e o serviço sejam somente para aquele Supremo Espírito do qual cada um é uma parte. Anônima e silenciosamente nós trabalhamos e as contínuas referências a nós e a repetição de nossos nomes gera uma aura confusa que atrapalha o nosso trabalho.

Você deve abandonar boa parte de suas emoções e sua credulidade antes que possa ser um guia seguro entre as influências que começarão a trabalhar no novo ciclo.

A S. T. foi projetada para ser a pedra angular das futuras religiões da humanidade. Para realizar este objetivo, aqueles que lideram devem deixar de lado suas débeis predileções pelas formas e cerimônias de qualquer credo particular e eles próprios mostrarem ser verdadeiros Teósofos tanto em pensamento interno como em observância externa.

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Enquanto HPB era viva Besant foi sua árdua colaboradora e os primeiros livros escritos por Besant ainda refletem esse espirito de espiritualidade e busca da verdade. Ela era uma batalhadora, e uma grande teosofista.. porém após a morte de HPB a confusão política, o desejo de poder, o desnorteamento de ter perdido a instrutora, e a voz venenosa de um "clérigo" que sussurava em seu ouvido a levou lentamente a perder o chão... O fato dela ter recebido uma carta, não confirma, como alguns poderiam pensar, ela ser "o verdadeiro agente dos mestres". Como bem sabemos, os mestres não tem predileções pessoais, se relacionam com aqueles que consideram úteis no trabalho pela humanidade. Tentam com diversas pessoas, e como disse a própria HPB antes de morrer, dos mais de 30 chelas colocados em provação naquela epoca, apenas 2 tiveram sucesso. Leiam o artigo de HPB "Chelas e Chelas Leigos" e entendam melhor essa questão. Os mestres tentaram com diversas pessoas e a carta foi mandada para a Besant pois naquele momento ela, e não outro, era presidente da ST, se fosse outro o presidente, para outro teria sido a carta. Porém não é uma carta de se orgulhar, é um verdadeiro puxão de orelha, que qualquer pessoa minimamente séria teria grande vergonha de ter recebido.O ano de 1900 era o último ano de influência dos mestres, eles cortaram o contato após essa carta. Eles ainda tinham naquela época alguma esperança de consertar o estrago que foi feito com a ST após a morte de HPB e as disputinhas de poder. Teriam eles esperança hoje mais de 100 anos depois? A coisa só foi piorando... A carta foi marcada como um "aviso final". A intenção expressa nela é de não deixar morrer o esforço feito por eles e por HPB para promover os ensinamentos.

Percebam que o Mestre começa a carta com um aviso de que a ST está se tornando um credo, e que isso termina em hipocrisia. Ele reclama que ele e outros mestres estão sendo transformados em ídolos, e o que foi feito depois de 1900? Mensagens falsas atribuidas a eles, quadrinhos das chamas do arco-iris pintados em lojinhas esotéricas, livros de charlatães usando o nome dos mestres. Certamente não deram ouvidos ao pedido deles de pararem de usar seus nomes. A que ponto chegamos para um Mahatma ter que educadamente pedir que paremos de atrapalha-lo?!

O mestre evidencia que Besant está se colocando como um "membro da nova trintade" e que isso era errado e ridículo. Ele alerta para um possível "papismo" ('popery' é um termo depreciativo, foi muito usado pelos protestantes para denotar a ideia de que o Papa é um tirano e que os catolicos o cultuam cegamente).

Quando a confusão se instaurou na Sociedade Teosófica com o "golpe" de Besant sobre Judge ( o verdadeiro sucessor nomeado por HPB), muitos membros (inclusive membros da sessão esotérica) sairam da ST em protesto, e escreveram alertas sobre o que a Besant estava fazendo. Eles falaram que ela havia alterado o voto da Seção Esotérica, transformando-o em um juramento de obediência a ela (e não ao Eu-Superior, como era originalmente). E até hoje os membros da ST são obrigados a jurar obediência à Presidente Internacional, que sequer tem interesse no assunto "ocultismo", e de forma alguma é uma representante dos mestres na terra! Os antigos membros da ST estavam acusando Besant de criar um credo, e é justamente essa a crítica do Mestre a ela! E é justamente isso que aconteceu!

Porque ela não deu ouvidos à bronca do Mestre? Porque com o decorrer dos anos passou a usar mais e mais o nome deles em vão, para benefício próprio, para ter autoridade, para promover-se?

E é curioso que em sua carta o Mestre tenha sentido necessidade de atestar que poucos sabiam realmente alguma coisa sobre eles... o que demonstra que provavelmente naquela época (pra não falar de hoje em dia!) muitas pessoas já usavam o nome deles, se diziam estar em contato com eles, inventavam comunicações, inventavam informações pessoais sobre eles, tudo mentira! E o mestre na carta dizendo "cuidado, poucos estão falando a verdade" (e os poucos que sabem a verdade, provavelmente possuem votos de sigilo e não ficam tratando a vida dos mestres como fofoca de revista caras)

A parte que fala do desejo de ver Upasika (HPB) se refere a uma crença de Besant que afirmou que HPB havia renascido no corpo de uma menina indiana. Ela usou o argumento de "a menina pediu que eu fizesse isso" e indevidamente publicou material secreto/reservado do grupo interno (quebrando seu juramento, que deveria ser sagrado para ela, rompendo seus votos feitos juntos aos outros 11 membros do Grupo Interno - 11 esses que foram esquecidos e negligenciados pela ST pós Besant-Leadbeater, mas que tinham muito a acrescentar, e Leadbeater não fazia parte desse grupo, isso diz muita coisa!)

Besant também afirma que a "pequena HPB" lhe pediu para revisar e corrigir (deturpar) a Doutrina Secreta. Muitos teosofistas sérios consideram que o que ela fez foi se afastar cada vez mais da teosofia original, isto é, a teosofia dos Mahatmas, que confiaram em HPB para essa missão. Por isso surgiu o movimento "Back to Blavatsky". Alguns teosofistas estavam extremamente desgostosos de ver a destruição teosófica que estava sendo feita de ensinamentos que eram tão caros para eles.

E o Mestre diz que Besant está apenas iludindo a si mesma e que HPB não encarnou, e portanto Besant mentiu na pior das hipóteses, e na melhor das hipóteses estava perdida e desorientada acreditando em mediunismos sem sentido. Isto é muito grave! E deve ser questionado!.

Mesmo com os mestres praticamente implorando que PARASSEM de conjeturar sobre eles, falar sobre eles, usar o nome deles... o que foi feito após 1900? Besant repassou informações sigilosas para Leadbeater (as quais ele não tinha direito pois sequer era membro da seção esotérica e nunca foi convidado para ser pupilo de HPB), que misturou-as com suas fantasias pessoais e PUBLICOU descaradamente o material! Porque isso? Certamente não foi a pedido dos mestres! (Foi contra eles!). Abriram para um publico despreparado que não tem noção do que é via espiritual e real ocultismo as vidas sagradas dos Mestres. Afirmações ridículas e desrespeitosas foram feitas sobre os Mahatmas, e foram transformados em objetos de especulação, fofoca, e usados para engrandecimento da vaidade pessoal de alguns.

Besant e Leadbeater desconsideraram a crítica a suas fraquezas por formas e cerimônias de um credo especifico, e ao invés de ouvir o Mahatma fizeram o extremo oposto criando uma Igreja Católica dentro da ST!

Tudo que fizeram após 1900 foi o oposto do que foi solicitado na carta de 1900. Blavatsky foi esquecida, uma nova teosofia foi inventada, o falatório sobre os mestres foi usado para vaidades de auto-promoção, e Besant e Leadbeater encabeçaram um verdadeiro espirito de "seita" onde eles queriam ser os "gurus" e colocaram-se muito acima de onde realmente estavam. E até hoje são seguidos cegamente! E ai daquele que ousa questionar! Ai daquele que deseja ser um buscador da verdade, um teósofo livre de amarras de puxa saquismo! livre de hierarquias mundandas, que está atrás do ensinamento verdadeiro, que é Theos-Sophia, Sabedoria Divina, e não livrinhos de quinta categoria sobre plano astral e chakras!

Desprespeitar os mestres dessa forma e prejudicar seus planos dessa forma, adulterando o verdadeiro espirito do ensinamento e se apropriar disso para auto-promoção, isso é lamentável. O que foi feito da teosofia após 1900 foi uma implosão de tudo que era mais sagrado e sério que foi repassado por HPB, e esquecido em meio aos devaneios loucos de Leadbeater sobre os marcianos e suas vidas passadas na Atlândita como o "favoritinho" dos mestres!! Apenas a verdade liberta! O teósofo deve busca-la além das aparências, além da idolatria a personalidades travestidas de "santos". São seres humanos passíveis de erros. Tudo é passível de ser questionado, e a verdade deve brilhar mais forte por detrás das politicagem! A Luz da verdade deve libertar as amarras da ignorância e levar à verdadeira teosofia, que não é de Blavatsky, que não é do Mahatma X, mas de tudo que está por trás deles, através das eras, a Gupta Vidya, que deve perseverar apesar das deturpações! A nós foi dada a consciência, para que tenhamos discernimento, e não sejamos cegas ovelhinhas que nada questionam.





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