Sidharta, o Buda. Sua história, as primeiras escolas, o primeiro ensinamento. As quatro nobres verdades, a origem do sofrimento e o caminho óctuplo - no vídeo abaixo:
Buda-Dharma
É uma tradição filosófico-religioso-psicológica que
explicita como seu objetivo oferecer ensinamentos e práticas, um modo de vida
que leve a eliminar o sofrimento e alcançar a felicidade, a Libertação do
sofrimento e de suas causas, experimentar a Iluminação. O Budismo expressa-se sob muitas formas:
escolas, tendências, linhagens.
O
primeiro benefício é aprender os pontos essenciais (enfatizados no Lamrim).
O
ouvir e o estudar conduz à eliminação da escuridão da ignorância (Aryasura).”
Não devemos ficar satisfeitos com 2 ou 3 anos de estudo. Os sábios mestres estudaram 25 ou 30 anos e são sentem que conhecem tudo. Trijang disse: “Eu li o Lamrim extenso (de Tsongkhapa) uma centena de vezes”. E acrescentou: “Um dia de estudo com um mestre espiritual é centenas de vezes mais valioso do que todo um ano de retiro repetindo sílabas...”. O mais importante fator do sucesso nos estudos é a aproximação da mente de uma reta motivação. Os atuais Geshes têm enfatizado que o budismo é uma 'filosofia viva' - algo para se estudar, aprender e colocar em prática.
Sidharta Gautama e o Budismo Mahayana
Sidharta Gautama, O Buddha (O Desperto/O iluminado), nascido em Lumbini -oeste do Nepal-, próximo a Kapilavastu, no reino dos Sakyas. Estima-se que viveu entre 643-563 a.C. Um Buddha é alguém que completou a jornada da senda dos Bodhisattvas e alcançou o último estágio (bhumi).
Diz a lenda que partiu do palácio de seu pai aos 29 anos e se envolveu com práticas de ascetismo, com as quais rompeu após 6 anos de prática. Sidarta tornou-se um Buda numa noite de lua cheia no mês de maio, quando tinha 35 anos, e por 45 anos ensinou para diversos grupos diferentes por toda a Índia.
Grupos diversos sugiram, em Kashmir os Mahasangikas deram
origem à tradição Mahayana. No século VIII d.C. Shantarakshita leva o budismo
ao Tibete. Diversos budismos: Theravada,
Mahayana, Vajrayana; Diversas escolas.
As 4 Nobres Verdades
Ao
ensinar começou indicando qual é a situação dos homens na existência, que em
síntese é nascer, crescer e morrer.
As 4 verdades são:
a- duhkha : a
verdade da existência do sofrimento
b- avidya : a
verdade da causa-raiz do sofrimento
' c- nirodha : a
verdade sobre a cessação do sofrimento
d- o caminho para
a cessação do sofrimento
O Óctuplo caminho:
- reta compreensão
- reto entendimento
- reta palavra
- reta ação
- reto meio de vida
- reta energia/entusiasmo (virya)
- reta atenção (dhyana)
- reta contemplação (samadhi)
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Três tipos de duhkha:
1.duhkha-duhkha (o sofrimento propriamente dito – dor
física, doenças, morte etc)
2. Vipanirama-duhkha
(o sofrimento associado à impermanência, psicológico).
3. samskara-duhkha (o sofrimento como tendência existencial.
Sofrimento resultante das formações mentais , dos agregados que compõem o
'eu' aparente. As perturbações (kleshas) geradas pelo pensamento.)
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O
termo sofrimento é muito sintético. O termo usado em sânscrito foi duhkha
e é bastante rico de sentidos, pois inclui a situação insatisfatória da
existência, a dor gerada pelo entendimento da impermanência e da finitude da
vida (o estar em direção à morte), a tristeza, a angústia, a ansiedade, a
depressão, todas as dores físicas e psicológicas. Há ainda um mecanismo
inconsciente que dá sustentação a duhkha e que é gerado por uma visão em
relação à existência de um “eu” individual, concreto e separado de todos e de
tudo.
- 'O sofrimento é
para ser plenamente conhecido.
A fonte do sofrimento é para ser eliminada.
A cessação do sofrimento é para ser
vivenciada diretamente.
A senda que conduz à cessação do sofrimento
é para ser cultivada'.
(Lalitavistara
Sutra)
-
'Estas são as nobres verdades do sofrimento: nascer é sofrimento, envelhecer é
sofrimento, adoecer é sofrimento, morrer é sofrimento. Aflição, lamentação,
dor, pesar e desespero são sofrimento. Estar unido com aquilo que não gostamos
e estar separado daquilo que gostamos é sofrimento. Não obter aquilo que
desejamos é sofrimento. Os cinco grupos de agregados (skandhas) são sofrimento'
. (versão Theravada)
As Três
Jóias – Os Três refúgios
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o Buda;
·
o dharma, o ensinamento
·
a sangha, a comunidade espiritual de instrutores budistas
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